Serviço oferece exames de prevenção e consultas durante 30 dias
Porto Velho, RO – A população feminina de Porto Velho passou a contar, a partir desta sexta-feira (17), com atendimentos na Carreta da Saúde da Mulher. O veículo, instalado em frente à Maternidade Municipal Mãe Esperança, foi projetado para realizar procedimentos de prevenção e diagnóstico precoce de câncer de mama e de colo do útero. Para ter acesso ao serviço, é necessário encaminhamento feito pelas unidades básicas de saúde, onde também são fornecidas orientações sobre agendamentos.
A ação integra uma parceria entre o Ministério da Saúde e a Prefeitura de Porto Velho, conduzida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). A unidade móvel dispõe de equipe multiprofissional e equipamentos para mamografias, ultrassonografia transvaginal, exames de mama e colo, biópsias e consultas ginecológicas. O prefeito Léo Moraes destacou a importância da iniciativa. “Receber essa carreta aqui na nossa cidade é fundamental e se soma aos investimentos que a nossa gestão tem feito na saúde de Porto Velho. Aqui as mulheres poderão receber o diagnóstico precoce e se for preciso iniciar os tratamentos necessários. A Prefeitura está sempre buscando alternativas para melhorar a qualidade de vida da população e vamos seguir com outras iniciativas”, afirmou.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
O secretário municipal de Saúde, Jaime Gazola, informou que a carreta funcionará por cerca de 30 dias, com média diária de 60 atendimentos. “Essa iniciativa representa um avanço significativo na oferta de serviços de saúde para mulheres, contribuindo para a detecção precoce de doenças e melhorando a qualidade de vida da população atendida. A Prefeitura segue sempre oferecendo medidas que contemplam a nossa população”, disse.
Na abertura do serviço estiveram presentes autoridades como o senador Confúcio Moura, o diretor da AgSUS, Williames Pimentel, e o superintendente do Ministério da Saúde em Rondônia, Sid Orleans. Ele ressaltou a importância da medida. “Esse momento representa um avanço para as mulheres que procuram a saúde por anos. Essa é a primeira carreta aqui em Porto Velho e logo outros municípios também receberão. A expectativa é que fique por aqui por cerca de 30 dias, mas vamos solicitar, se for preciso, que continue para atender o maior número de mulheres que precisam de atendimentos”, declarou.