Cerimônia em Porto Velho encerra curso de dois anos e homenageia governador Marcos Rocha com placa de reconhecimento
Porto Velho, RO – A Polícia Militar de Rondônia realizou nesta sexta-feira (17), no Quartel do Comando-Geral em Porto Velho, a formatura de 24 cadetes que concluíram o III Curso de Formação de Oficiais (CFO 2024/2025). O evento simbolizou o encerramento de dois anos de treinamento intensivo, totalizando mais de 3.600 horas-aula, e destacou o investimento de R$ 2,9 milhões do Governo do Estado em infraestrutura, bolsas e remuneração de instrutores. A turma recebeu o nome de “Coronel Marcos Rocha”, em homenagem ao governador, que foi reconhecido com a entrega de uma placa durante a cerimônia.
A preparação dos novos oficiais incluiu 88 disciplinas ligadas à gestão pública, direito, estratégia e treinamento operacional. Pela primeira vez, foi exigido que todos os candidatos fossem bacharéis em Direito, elevando o nível técnico e jurídico da formação.
Durante a solenidade, o governador Marcos Rocha ressaltou o impacto do investimento na segurança do Estado. “Destinamos mais de R$ 2,9 milhões para este curso, desde infraestrutura até bolsas e remuneração dos instrutores. Essa ação demonstra nosso compromisso em valorizar a segurança pública e garantir que Rondônia conte com líderes éticos, justos e altamente qualificados. Esses novos oficiais saem preparados para comandar e proteger com excelência, dentro da melhor Polícia Militar do Brasil”, afirmou.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
++++
++++
O comandante-geral da PMRO, coronel Régis Braguin, afirmou que a chegada dos novos oficiais amplia a capacidade de gestão e fiscalização da corporação. “São profissionais que passam a reforçar o comando da corporação, ampliando a capacidade de gestão e fiscalização. É motivo de alegria ver o resultado de uma política de investimento contínuo na segurança pública, conduzida nesta gestão desde 2019. Agora temos mais oficiais prontos para fortalecer ainda mais nossa missão de servir e proteger”, disse.
O secretário de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Felipe Vital, destacou que o fortalecimento da segurança em Rondônia decorre de um conjunto de ações baseadas em investimento e integração. “Hoje é um dia de alegria e gratidão, porque vemos o resultado do trabalho que o Governo de Rondônia tem realizado na segurança pública. Desde 2019, o Estado vem promovendo uma verdadeira transformação, com investimentos, modernização e integração das forças. A formação desses 24 novos oficiais é um reflexo direto dessa política de valorização dos profissionais e do fortalecimento das instituições. Eles chegam para somar ao trabalho de quem está diariamente nas ruas, garantindo mais eficiência, preparo e segurança à população”, declarou.
Na cerimônia, os três primeiros colocados do CFO foram homenageados: cadete PM Campanha, primeiro lugar com média 97,97; cadete PM Luan, segundo lugar com média 97,94; e cadete PM C. Almeida, terceiro lugar com média 97,42. Representando os formandos, o oficial Campanha agradeceu a oportunidade. “Foram quase dois anos de muito aprendizado, disciplina e superação. Cada ensinamento foi um alicerce que nos preparou para aplicar justiça e legalidade no exercício da função. Agradeço a Deus, ao nosso governador e ao comandante-geral por todo o empenho em garantir uma formação de excelência”, afirmou.
Com a conclusão do curso, os 24 cadetes passam a aspirantes a oficial, etapa anterior à promoção ao posto de segundo-tenente, reforçando o quadro de liderança da Polícia Militar de Rondônia e consolidando a política de valorização da segurança pública no Estado.