Deputada federal teve parecer aprovado na Câmara dos Deputados para exames de identificação e prevenção do câncer de mama e do colo do útero
Porto Velho, RO – A aprovação do Projeto de Lei 256/2020 ocorreu durante votação realizada na manhã desta terça-feira (28) na Câmara dos Deputados. O parecer favorável apresentado pela deputada federal Sílvia Cristina recebeu aval do plenário. O conteúdo determina que exames genéticos para identificação do câncer de mama e do colo uterino sejam disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde às mulheres com predisposição hereditária. A matéria segue agora para o Senado.
Sílvia Cristina declarou que o resultado representa “um avanço enorme” e ressaltou: “Com o SUS incluindo testes genéticos para mulheres com pré-disposição hereditária, é levar vida plena, garantir uma vida saudável e evitar o desenvolvimento da doença, com medidas profiláticas. É uma propositura que vai garantir a cura do câncer, para mulheres com pré-disposição ao câncer de mama e do colo uterino”. Durante a sessão, deputados elogiaram o relatório apresentado por ela.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
++++
No texto de seu parecer, a parlamentar apontou que “mutações em genes podem elevar em até 80% o risco de desenvolvimento de câncer de mama”. Conforme registrado pela deputada, a identificação antecipada de alterações genéticas já é possível, permitindo “intervenções profiláticas e aconselhamento para tratamento adequado”.
Também foi destacado que “a oferta dos procedimentos terapêuticos ficará condicionada à observância dos critérios estabelecidos em protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas”.




