Parentes aguardam liberação das vítimas encontradas na Penha e relatam sinais de execução nas mortes registradas
Porto Velho, RO – O Instituto Médico-Legal (IML) do Rio de Janeiro tornou-se ponto de concentração para dezenas de famílias nesta quarta-feira (29), um dia após a Operação Contenção. Parentes foram ao local para realizar o reconhecimento de corpos de pessoas mortas durante a ação policial realizada na terça-feira (28). O cadastramento dos familiares está sendo feito no Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RJ), que funciona ao lado do necrotério.
O balanço oficial do governo estadual aponta 64 mortes na operação conjunta das polícias civil e militar, que teve como alvo integrantes da facção Comando Vermelho. Moradores da região, no entanto, informaram que ao menos 70 outros corpos foram encontrados durante a madrugada em áreas de mata do Complexo da Penha, na zona norte da cidade.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
Os corpos, alguns com perfurações na testa e sinais de decapitação, foram reunidos na Praça São Lucas, dentro do complexo de favelas, antes de serem encaminhados para o IML. Até o fim da manhã, não havia previsão de liberação, e familiares cadastrados aguardavam no local.
Em entrevista à Agência Brasil, um parente que preferiu não se identificar criticou a forma como os corpos foram deixados. “Eles largaram o corpo lá, pelado. Nem animal se trata assim, não importa o que a pessoa fez. Fizeram a bagunça que fizeram e largaram lá de qualquer jeito”, declarou. O homem, que viajou de Cabo Frio, na Região dos Lagos, afirmou ainda: “É muito difícil encontrar a pessoa que a gente ama desse jeito”.
Também presente ao IML, Carol Malícia, de 24 anos, contou que viajou de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, para reconhecer o corpo de Vitor, pai de sua filha de 1 ano e 3 meses. Segundo ela, o último contato com Vitor ocorreu na terça-feira, quando ele disse estar encurralado e cercado por pessoas feridas. Depois disso, a comunicação foi interrompida. O corpo de Vitor foi encontrado posteriormente com marcas de bala na perna e no pé.




