Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

CONSCIENTIZAÇÃO NAS ESCOLAS
Projeto “Nossa Escola Contra a Dengue” promove atividades educativas na Escola Municipal Pequeno Gênio

🛠️ Acessibilidade:

Ação realizada pela Semusa levou orientações sobre prevenção ao Aedes aegypti a crianças da rede municipal

Por Informa Rondônia - segunda-feira, 24/11/2025 - 16h09

Facebook Instagram WhatsApp X
Conteúdo compartilhado 252 vezes

Porto Velho, RO – Alunos da Escola Municipal Pequeno Gênio participaram, em 24 de novembro de 2025, de atividades educativas do projeto Nossa Escola Contra a Dengue. A iniciativa é conduzida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), por meio da Divisão de Controle de Vetores, e tem como proposta ampliar a conscientização sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do Aedes aegypti.

As ações ocorreram de forma interativa. As crianças acompanharam brincadeiras, apresentações com danças, palestras e o uso de materiais visuais. As atividades foram organizadas para explicar, de maneira prática, como prevenir a circulação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika.

Criado em 2022 e implantado oficialmente em 2023, o projeto busca alcançar estudantes das redes municipal, estadual e particular. A proposta é que as informações repassadas nas escolas sejam compartilhadas pelas crianças nos ambientes onde vivem.

A agente de combate às endemias da Semusa, Jussara Nobre, afirmou que a mobilização das famílias ocorre a partir do envolvimento dos estudantes. “É um projeto que visa realmente alcançar o maior número de pessoas do nosso município de Porto Velho, com informações sobre os cuidados contra a dengue. Porque a gente acredita que as crianças são multiplicadoras de informação, e, para combater essa doença, a gente precisa delas. Quando a gente planta algo no coração das nossas crianças, elas levam para a vida inteira.”

O agente de saúde pública Roberto Costa informou que o projeto já atendeu quase 4 mil crianças com ações de educação em saúde. “A gente tem atendido aí mais ou menos quase 4 mil crianças, levando educação em saúde, fazendo com que o mosquito da dengue seja combatido. É muito importante o nosso projeto levar educação em saúde, e quando a gente fala em criança, a gente sabe que isso vai ser projetado dentro dos seus lares.”

A coordenadora da escola, Maria de Fátima, relatou que a iniciativa contribui para reforçar as orientações sobre prevenção. “É um incentivo para as crianças dizerem para as famílias se conscientizarem.” Ela destacou que ainda há pessoas que não adotam os cuidados necessários, e que ações desse tipo ajudam no fortalecimento da prevenção no município.

A programação marcou mais uma etapa do trabalho desenvolvido pela Semusa por meio do projeto Nossa Escola Contra a Dengue, que segue atuando na promoção de educação em saúde em Porto Velho.

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: