Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

OPERAçãO QUIMERA
Megaoperação interestadual cumpre 65 mandados e atinge estrutura de organização criminosa

🛠️ Acessibilidade:

Ação simultânea em Rondônia, Mato Grosso e Rio de Janeiro mobilizou cerca de 240 agentes e resultou em prisões, buscas e medidas cautelares

Por Informa Rondônia - sexta-feira, 12/12/2025 - 10h24

Facebook Instagram WhatsApp X
Conteúdo compartilhado 294 vezes

Porto Velho, RO – A execução simultânea de 65 mandados judiciais em três estados marcou uma ampla ofensiva das forças de segurança contra uma organização criminosa com atuação interestadual. A ação ocorreu nesta sexta-feira (12) e contou com a mobilização de aproximadamente 240 profissionais, concentrando esforços em Rondônia, Mato Grosso e Rio de Janeiro, com impacto direto na estrutura operacional do grupo investigado.

Do total de ordens judiciais, 22 correspondem a mandados de prisão preventiva, enquanto outras 15 medidas cautelares diversas da prisão foram aplicadas. Também foram cumpridos 28 mandados de busca e apreensão. As diligências foram executadas de forma integrada, com participação da Polícia Civil de Rondônia, Polícia Militar, Polícia Técnico Científica e Ministério Público, o que possibilitou ações coordenadas e simultâneas nos diferentes estados.

As investigações que fundamentaram a operação foram conduzidas pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO 2), em conjunto com a Delegacia Regional de Vilhena. Durante o trabalho investigativo, foi identificada a existência de um chamado “tribunal do crime”, apontado como responsável por determinar homicídios e práticas de extrema violência. Também foram mapeados o núcleo financeiro e o setor de doutrinação da organização, considerados essenciais para a manutenção e expansão das atividades ilícitas.

No Rio de Janeiro, o avanço das equipes permitiu atingir núcleos estratégicos da organização criminosa, enfraquecendo suas ramificações em Rondônia. A atuação interestadual foi viabilizada pelo compartilhamento de informações e pela cooperação entre as forças de segurança dos estados envolvidos.

O suporte logístico, o intercâmbio de dados de inteligência e o reforço tático foram garantidos pela integração com a Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (SESDEC). A coordenação entre os órgãos envolvidos ampliou o alcance das diligências e assegurou condições operacionais às equipes durante o cumprimento das ordens judiciais.

Participaram da operação equipes da Polícia Civil de Rondônia, por meio da DRACO 2 e da Delegacia Regional de Vilhena, com apoio da SESDEC e das forças de segurança de Mato Grosso e do Rio de Janeiro.

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: