Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

QUEBRA DE DECORO
Conselho de Ética adia decisão sobre punição a deputados por invasão da Mesa Diretora da Câmara

🛠️ Acessibilidade:

Pedido de vista interrompe análise de processos contra parlamentares investigados por ato ocorrido em agosto de 2025

Por Yan Simon - quarta-feira, 29/04/2026 - 07h41

Compartilhe
16 compartilhamentos
Facebook Instagram WhatsApp X

Porto Velho, RO – A deliberação sobre possíveis punições a deputados acusados de quebra de decoro parlamentar foi adiada no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados após a apresentação de um pedido de vista. A nova análise deverá ocorrer na próxima semana, quando o colegiado voltará a discutir as representações relacionadas ao episódio registrado em agosto de 2025.

Os parlamentares Marcos Pollon (PL-MS), Zé Trovão (PL-SC) e Marcel Van Hattem (Novo-RS) são investigados por participação na ocupação da Mesa Diretora da Casa. Na ocasião, o presidente da Câmara, Hugo Motta, foi impedido de assumir sua cadeira no plenário.

No relatório apresentado, o deputado Moses Rodrigues (União Brasil-CE) defendeu a suspensão dos mandatos por dois meses. Segundo ele, a adoção de medidas disciplinares é necessária para demonstrar que infrações dessa natureza não são toleradas. O relator afirmou que não é admissível a tentativa de impor pautas por meio da ocupação física dos espaços deliberativos, independentemente de posicionamentos políticos.

O episódio ocorreu durante manifestação contrária à prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro e em defesa da votação de anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro. A conduta dos parlamentares motivou a abertura dos processos no Conselho de Ética.

Além dessa representação, Marcos Pollon também responde a outro procedimento relacionado ao mesmo caso. Em relatório separado, o deputado Ricardo Maia (MDB-BA) recomendou a suspensão do mandato por 90 dias. Há ainda acusação de que Pollon teria feito ofensas de caráter pessoal contra Hugo Motta durante a ocupação do plenário.

O pedido de vista foi apresentado pelo líder da oposição, deputado Cabo Gilberto Silva (PL-PB), o que interrompeu temporariamente a análise dos processos no colegiado.

Com informações de: Agência Brasil

AUTOR: YAN SIMON (DRT 2240/RO) – LinkedIn





COMENTÁRIOS: