Espaço recebeu iluminação, playground, academia ao ar livre e áreas de convivência, mudando a rotina dos moradores da região
Porto Velho, RO – A movimentação de moradores no fim da tarde voltou a fazer parte da rotina da Praça da Cohab, na zona Sul de Porto Velho. Crianças utilizando os brinquedos, famílias reunidas e moradores caminhando pelo espaço passaram a ocupar novamente uma área que, durante anos, foi marcada pelo abandono.
Com a revitalização entregue pela Prefeitura de Porto Velho, o espaço recebeu nova iluminação em LED, playground, academia ao ar livre, campinho, paisagismo, recuperação do piso e melhorias voltadas à acessibilidade e à convivência comunitária. As intervenções foram executadas com o objetivo de transformar a praça em um ambiente destinado ao lazer e ao convívio entre os moradores.
Durante a entrega da obra, o prefeito Léo Moraes afirmou que a proposta das revitalizações é devolver os espaços públicos à população. Segundo ele, a entrega de uma praça revitalizada representa mais do que uma intervenção estrutural, envolvendo também convivência, segurança e qualidade de vida para os moradores. O prefeito destacou ainda que a intenção é incentivar as famílias a ocuparem novamente os espaços públicos e criarem novas memórias nesses ambientes.
Moradora da região há mais de 40 anos, Rosa Maria acompanhou a transformação do local e relatou a satisfação ao ver a praça novamente utilizada pela comunidade. “Tá linda, maravilhosa. A gente olha e sente alegria de ver a praça desse jeito, bonita, cheia de vida”, afirmou. Ela também destacou a presença de brinquedos e áreas voltadas às famílias como uma das principais mudanças percebidas pelos moradores.
A revitalização também alterou a percepção de segurança e pertencimento no bairro. O ambiente, antes pouco frequentado, passou a registrar circulação constante de moradores ao longo do dia, principalmente no período da tarde e da noite.
Há mais de uma década vivendo na região, Rosemary Constâncio afirmou que a obra devolveu à comunidade um espaço importante para o encontro entre moradores. Segundo ela, as famílias passaram a contar com uma opção de lazer com iluminação adequada e áreas destinadas às crianças, favorecendo a convivência no bairro.
O retorno da ocupação da praça pela população já é percebido diariamente. Conversas entre vizinhos, caminhadas e brincadeiras das crianças passaram novamente a integrar o cenário da Praça da Cohab, fortalecendo a convivência entre os moradores da região.
Com informações de: Prefeitura de Porto Velho
