Informa Rondônia
CIDADANIA EM MOVIMENTO

Cidadania em Movimento registra 150 atendimentos na Zona Sul de Porto Velho

Cidadania em Movimento registra 150 atendimentos na Zona Sul de Porto Velho
Pronto
0%Atalhos: Espaço (play/pausa), S (parar), ←/→ (volta/avança)
🛠️ Acessibilidade:

Ação realizada na Praça do Abobrão reuniu serviços sociais, emissão de documentos, orientações e atividades de trânsito durante programação de aniversário da capital

Por Yan Simon - terça-feira, 15/09/2026 - 08h38

Informa Rondônia Compartilhe esta reportagem
0 ações
Link copiado.

Porto Velho, RO – Moradores da Zona Sul de Porto Velho tiveram acesso a diferentes serviços públicos sem precisar se deslocar para outras regiões da capital durante mais uma edição do projeto Cidadania em Movimento. A programação realizada no sábado (12), na Praça do Abobrão, no bairro Cohab Floresta, contabilizou 150 atendimentos entre 17h e 20h.

A iniciativa fez parte das atividades que abriram as comemorações pelo aniversário de Porto Velho. Durante a ação, foram oferecidos atendimentos nas áreas de assistência social, documentação, trânsito e serviços de cuidados pessoais.

Entre os serviços disponibilizados pela Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social (Semias) estiveram a emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência, da Carteira do Autista, da Carteira da Pessoa Idosa e do ID Jovem. Também foi possível solicitar a segunda via do CPF.

A equipe da secretaria ainda prestou orientações relacionadas ao Cadastro Único. O sistema, entretanto, estava temporariamente indisponível durante o atendimento.

A programação contou também com participação da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran). Foram desenvolvidas atividades de educação para o trânsito, além da emissão do Com Card e da Credencial de Estacionamento destinada a idosos e pessoas com deficiência.

Serviços de corte de cabelo feminino e masculino e design de sobrancelhas também foram oferecidos aos moradores durante a ação.

O Cidadania em Movimento busca concentrar diferentes atendimentos em espaços próximos das comunidades. A proposta é reduzir deslocamentos e facilitar o acesso da população a serviços que normalmente são oferecidos em locais distintos de Porto Velho.

Uma das participantes foi Maria da Conceição Farias, de 65 anos, moradora do bairro Cohab. Ela procurou a ação para solicitar a Carteira da Pessoa Idosa e relatou que conseguiu concluir o atendimento perto de sua residência.

“Foi muito bom ter esse atendimento aqui perto de casa. Eu vim para tirar a Carteira da Pessoa Idosa e consegui resolver tudo de forma rápida e tranquila”, afirmou.

A moradora também destacou que a realização dos serviços nos bairros facilita o atendimento de pessoas que enfrentam dificuldades para se deslocar até regiões mais distantes.

Segundo o secretário municipal de Inclusão e Assistência Social, Paulo Afonso, a realização do projeto durante a programação de aniversário também buscou ampliar a presença dos serviços municipais nas comunidades.

“O Cidadania em Movimento mostra que a melhor forma de celebrar Porto Velho é também estar perto da sua população”, declarou.

O secretário acrescentou que a iniciativa reúne orientação, serviços e ações de cidadania diretamente nos bairros, facilitando o acesso das famílias às políticas públicas.

O prefeito Léo Moraes afirmou que a programação comemorativa também foi utilizada para aproximar a administração municipal dos moradores. Segundo ele, as atividades relacionadas ao aniversário da capital devem alcançar diferentes regiões da cidade.

“O Cidadania em Movimento levou serviços para perto das pessoas e mostrou que a Prefeitura está presente, ouvindo e atendendo a população”, disse.

Com 150 atendimentos registrados na Praça do Abobrão, a edição na Zona Sul ampliou a oferta descentralizada de serviços municipais e integrou a abertura das atividades comemorativas pelo aniversário de Porto Velho.

Com informações de: Prefeitura de Porto Velho

AUTOR: YAN SIMON (DRT 2240/RO)





COMENTÁRIOS: