Operação Pecunia Ficta foi deflagrada após prisão em flagrante em Vilhena/RO e identificou rede suspeita de comercializar notas ilícitas em diferentes estados
Porto Velho, RO – Nesta quinta-feira (10/7), a Polícia Federal realizou a Operação Pecunia Ficta para desarticular uma rede suspeita de distribuir cédulas falsas por meio de serviços postais entre estados. As ações ocorreram na Bahia e em Minas Gerais, onde foram cumpridos mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal após representação apresentada pela Delegacia de Polícia Federal em Vilhena/RO.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
O inquérito teve início após a prisão em flagrante de um homem em Vilhena/RO, que havia recebido cédulas falsas por encomenda postal. Com a análise dos materiais apreendidos na ocasião, a Polícia Federal identificou uma estrutura que atuava na oferta, comercialização e envio das notas falsas a compradores em outras localidades.
De acordo com as informações levantadas durante a investigação, os suspeitos utilizavam aplicativos de mensagens para divulgar e negociar as cédulas. Os pagamentos, segundo a apuração, eram realizados por transferências eletrônicas e os valores eram depositados em contas bancárias de terceiros. Posteriormente, as cédulas falsas eram enviadas aos compradores utilizando os serviços postais.
Os investigados poderão ser responsabilizados pelos crimes de moeda falsa e associação criminosa.