Unidade em Porto Velho ganha novos leitos de UTI, central de esterilização, almoxarifado e prédio administrativo
Porto Velho, RO – O Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron), em Porto Velho, finalizou as obras de ampliação com a conclusão de novos blocos voltados ao atendimento de doenças infectocontagiosas. As intervenções incluíram espaços projetados para modernizar os serviços prestados e oferecer melhores condições de trabalho às equipes.
A nova estrutura inclui dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) voltados à infectologia, direcionados ao público adulto. Também foi implantada uma Central de Material Esterilizado (CME) com 175 m², equipada com duas autoclaves, duas termodesinfectoras e uma lavadora ultrassônica. O espaço será destinado à lavagem, preparo, esterilização e montagem de materiais hospitalares como compressas, gazes, campos cirúrgicos e itens utilizados em procedimentos menores e inaloterapia.
A diretora-geral da unidade, Caroline Kohara, informou que, com a expansão, o hospital poderá atender pacientes de outros municípios do estado, fortalecendo a rede estadual de enfrentamento às doenças infecciosas e tropicais.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
No novo almoxarifado, com área total de 392,12 m², o objetivo é organizar melhor os insumos hospitalares e facilitar a distribuição para os setores internos. Atualmente, a unidade opera com limitações de espaço, o que obriga o armazenamento em pontos dispersos. A nova estrutura contará com entrada exclusiva para caminhões, o que deve melhorar o acesso logístico.
Outra melhoria é o auditório com capacidade para 100 pessoas, projetado para reuniões, capacitações e eventos científicos. Já o novo prédio administrativo, de dois andares, reunirá setores como Direção-Geral, Direção Adjunta, Gerências Médica e de Enfermagem, Núcleo de Qualidade Hospitalar, Recursos Humanos, Faturamento, Ouvidoria, Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), entre outros. Também haverá espaço para o Núcleo Interno de Regulação (NIR), Núcleo de Educação Permanente (NEP), sala de reuniões e copa.
A redistribuição dos setores de Coordenação da Nutrição, Fonoaudiologia, Fisioterapia e repouso da Comissão de Residência Médica (Coreme) para o prédio administrativo permitirá a abertura de cinco novos leitos clínicos masculinos em enfermarias, voltados ao tratamento de infectologia.
O secretário estadual de Saúde, Jefferson Rocha, afirmou que os novos espaços contribuirão para aprimorar os serviços. “A inclusão de novos leitos, CME, almoxarifado e auditório impactará diretamente o desempenho do hospital. São melhorias que fortalecem não apenas a estrutura física, mas também a capacidade técnica da nossa rede”, declarou.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, também comentou a ampliação da unidade. “Estamos entregando uma obra que tornará a unidade mais completa, funcional e equipada”, afirmou.