Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

ENTREVISTA À CNN
Marcos Rocha diz que há aproximadamente 50 rondonienses presos pelo 8 de Janeiro e pede revisão de penas

🛠️ Acessibilidade:

Governador de Rondônia vê impacto do aumento tarifário sobre produtos brasileiros

Por Informa Rondônia - quarta-feira, 16/07/2025 - 10h43

Conteúdo compartilhado 147 vezes

Porto Velho, RO – “O aumento é uma situação real.” Foi com essa frase que o governador de Rondônia, Marcos Rocha (União), resumiu sua preocupação com a decisão do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor novas tarifas sobre produtos brasileiros. A declaração foi feita nesta terça-feira (15), durante entrevista ao programa Bastidores CNN, em Brasília.

Rocha apontou que, apesar de Rondônia exportar apenas cerca de 5% de seus produtos aos Estados Unidos, os efeitos da medida poderão atingir toda a economia nacional. “Se o Brasil tem um declínio, logicamente os estados acabam também sofrendo com isso”, afirmou.

Entre os setores afetados, ele destacou a carne bovina, a soja e o tambaqui — este último começou recentemente a ser exportado em maior volume para o mercado norte-americano. Segundo o governador, produtores do estado têm relatado insegurança quanto à continuidade dos negócios. “Como fica o produtor brasileiro?”, questionou.

O governador defendeu que o governo brasileiro adote uma postura negociadora: “Conversa, diálogo é o que leva a gente a conquistar soluções inteligentes e não com um enfrentamento”, declarou. Para ele, a chamada “guerra tarifária” não trará benefícios nem ao Brasil nem aos Estados Unidos.

Durante a entrevista, Rocha também comentou a justificativa de Trump, que relacionou a nova tarifa à forma como o ex-presidente Jair Bolsonaro foi tratado pelo Judiciário brasileiro. “Eu acredito que ele [Trump] está buscando a justiça àqueles que ele acredita que houve a condenação ilegal”, disse.

Ao tratar diretamente das condenações relacionadas aos atos de 8 de janeiro, Marcos Rocha afirmou: “Eu acredito que deveria se rever todas as condenações que foram feitas.” Segundo ele, cerca de 40 a 50 rondonienses estão presos por terem estado em Brasília no dia das manifestações, mas, de acordo com o governador, “sem terem participado de quebradeira”.

Apesar da crítica, Rocha afirmou respeitar o Supremo Tribunal Federal (STF): “Isso fica por conta do STF, e é melhor a gente nem continuar falando, porque o meu pensamento não vai levar a nada.”

O governador também reiterou seu alinhamento com Bolsonaro, mesmo sem apoio formal do ex-presidente em Rondônia. “Ainda que ele não esteja me apoiando no estado de Rondônia, ainda assim, aquilo que parte, grande parte, do que ele acredita e do que ele trabalha é o que eu acredito também.”

A entrevista foi conduzida pelos jornalistas Tainá Falcão e Gustavo Uribe.

FRASES IMPORTANTES DA ENTREVISTA:

01. “O aumento é uma situação real.”
Contexto: Rocha afirma que o tarifaço anunciado por Donald Trump não é apenas uma especulação, mas uma medida concreta que já causa preocupação entre governadores e produtores, especialmente dos setores de carne e soja.

02. “Se o Brasil tem um declínio, logicamente os estados acabam também sofrendo com isso.”
Contexto: Ainda que Rondônia tenha apenas 5% de suas exportações voltadas aos EUA, o governador aponta que uma crise nacional provocada pela tarifa pode gerar efeitos em cadeia nas economias estaduais.

03. “Eu acredito, em particular, que haverá uma negociação.”
Contexto: Rocha se distancia de discursos mais agressivos e demonstra confiança numa solução diplomática entre Brasil e Estados Unidos, defendendo o diálogo como caminho viável.

04. “Não é numa guerra tarifária que vai trazer prejuízo para o Brasil e também aos Estados Unidos.”
Contexto: O governador critica abertamente a postura conflituosa e alerta que a adoção de sanções comerciais bilaterais tende a causar danos às duas nações, afetando consumidores e exportadores.

05. “Eu acredito que deveria se rever todas as condenações que foram feitas.”
Contexto: Em um momento de maior carga política, Rocha defende a reavaliação de penas impostas a envolvidos nos atos de 8 de janeiro, inclusive citando que rondonienses teriam sido presos injustamente.

06. “Nós temos rondonienses também, em torno de 40, 50, na mesma situação, que esperam essa liberdade.”
Contexto: Ele menciona diretamente que dezenas de pessoas de Rondônia estariam presas injustamente por estarem presentes em Brasília durante os atos, sem, segundo ele, participarem de vandalismo.

07. “Conversa, diálogo é o que leva a gente poder conquistar soluções inteligentes.”
Contexto: Rocha reforça sua preferência por soluções negociadas, voltando a criticar o confronto direto como estratégia diante do impasse comercial com os Estados Unidos.

08. “Ainda que ele [Bolsonaro] não esteja me apoiando no estado de Rondônia, eu acredito naquilo que ele acredita.”
Contexto: Mesmo sem apoio explícito do ex-presidente Jair Bolsonaro, Marcos Rocha reafirma seu alinhamento ideológico e pessoal com as posições defendidas por ele.

09. “Quer ou não, há setores importantes que com esse aumento de 50% vai chegar a 75% de tarifas.”
Contexto: O governador alerta sobre o efeito acumulativo da tarifa atual com outras já em vigor, prevendo que certos setores enfrentarão carga tributária altíssima para exportar aos EUA.

10. “Eu acredito também na liberdade de expressão.”
Contexto: Em meio à discussão sobre o tratamento dado a Jair Bolsonaro pela Justiça, Rocha se posiciona em defesa da liberdade de opinião e expressão, sem entrar no mérito jurídico das acusações.

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: