Ação conjunta do BPA e 5º BPM em Candeias do Jamari resulta na apreensão de espingardas e na prisão de suspeito
Porto Velho, RO – No dia 30 de agosto de 2025, uma operação conjunta do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e do 5º Batalhão da Polícia Militar (5º BPM) resultou na apreensão de armas de fogo e na recaptura de um foragido da Justiça na região da Estação Ecológica Samuel (ESEC Samuel), zona rural de Candeias do Jamari.
As equipes percorriam a linha 21 e seguiram pela linha 16, próximo à Floresta Nacional do Jamari (FLONA Jamari), quando encontraram dois homens portando espingardas. Ao notarem a chegada das viaturas, os suspeitos abandonaram as armas às margens da estrada, sendo em seguida abordados.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
++++
Na verificação, os dois confirmaram a posse das armas e informaram não possuir documentação ou autorização para o porte. Questionados, relataram que retornavam de uma propriedade onde trabalhavam em um roçado, sem apresentar justificativa para o armamento.
A checagem nos sistemas revelou que um dos detidos tinha mandado de prisão em aberto, sendo imediatamente recapturado.
Foram recolhidas duas espingardas e munições de diferentes tipos, incluindo deflagradas, recarregadas e intactas. Ambos foram presos: um por porte ilegal de arma de fogo e o outro pelo mesmo crime e pela condição de foragido. Os dois foram encaminhados à Central de Flagrantes em Porto Velho.
O procedimento foi registrado pelas equipes responsáveis, que conduziram os detidos e o material apreendido para as medidas cabíveis.