Capacitação promovida pelo MPRO reuniu promotores e forças de segurança e teve homenagem ao palestrante Edmundo Reis
Porto Velho, RO – Ao longo de três dias, promotores, assessores jurídicos e agentes das forças de segurança pública participaram de uma formação voltada para o enfrentamento de situações críticas e complexas. O curso de Gestão de Crises no Contexto da Segurança Pública foi promovido pelo Ministério Público de Rondônia (MPRO), por meio do Grupo de Atuação Especial da Segurança Pública (Gaesp) e da Escola Superior do MPRO (Empro), e foi encerrado nesta sexta-feira (17).
A atividade foi conduzida pelo promotor de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia, Edmundo Reis Silva Filho, que ministrou aulas para representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Penal, Polícia Científica e Defesa Civil, além de membros do MPRO de diferentes regiões do estado.
No encerramento, Edmundo Reis recebeu uma homenagem da instituição. O subprocurador-geral de Justiça Administrativo, Marcelo Lima de Oliveira, entregou ao palestrante uma locomotiva em miniatura como símbolo de reconhecimento. Durante o ato, ele destacou: “A qualificação técnica dos nossos membros e das forças de segurança é essencial para que possamos agir com eficiência diante das crises que desafiam a sociedade e o Estado”.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
Também participaram do momento o coordenador do Gaesp, promotor de Justiça Pablo Hernandez Viscardi, e a promotora de Justiça de Ji-Paraná, Eiko Danieli Vieira Araki.
Em sua fala, o palestrante agradeceu a acolhida em Rondônia e a oportunidade de compartilhar conhecimento. “Fui muito bem recebido e saio daqui com a certeza de que o MPRO está comprometido com a excelência e a integração institucional”.
A programação incluiu aulas teóricas e estudos de caso sobre negociação em crises, gerenciamento tático, comunicação em situações críticas, prevenção de ameaças e orientações voltadas ao enfrentamento de crimes de violência doméstica e de gênero, reforçando o trabalho conjunto das instituições na proteção da população e na atuação em momentos de crise.