Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

ACOLHIMENTO
Encontro no Parque Circuito incentiva convivência e fortalecimento familiar em Porto Velho

🛠️ Acessibilidade:

Ação do Cras Elizabeth Paranhos reuniu famílias acompanhadas pelo Paif e contou com apoio da Sema

Por Informa Rondônia - segunda-feira, 03/11/2025 - 10h30

Facebook Instagram WhatsApp X
Conteúdo compartilhado 306 vezes

Porto Velho, RO – Famílias atendidas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) participaram, na sexta-feira (31), de uma manhã de atividades no Parque Circuito, em Porto Velho. A ação foi organizada pelo Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Elizabeth Paranhos, vinculado à Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social (Semias), com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema). O encontro aconteceu das 8h às 11h30 e teve como proposta fortalecer vínculos familiares e comunitários.

Durante a programação, a equipe da Sema realizou dinâmicas educativas e interativas com o público, utilizando jogos confeccionados com materiais recicláveis e mostruários de resíduos reaproveitáveis. As atividades despertaram o interesse de crianças e adultos sobre o reaproveitamento de materiais e a importância da preservação ambiental. Também foi apresentada a exposição dos personagens “Bobby Goods”, produzidos pelo Departamento de Gestão de Políticas Ambientais (DGPA/Sema), que transmitiram mensagens de valorização e cuidado com o meio ambiente.

Entre as famílias presentes estava Maria de Nazaré Barros do Nascimento, moradora de Porto Velho há mais de cinco anos. Vinda de Manaus, ela é acompanhada pelo Paif no Cras Elizabeth Paranhos e participou do encontro com os filhos, incluindo Osmar Emmanuel, de oito anos, que é pessoa com deficiência. “Frequento o Cras há mais de dois anos. É uma bênção. Nos auxilia em tudo. Nos orienta em relação aos nossos benefícios, documentos necessários, saúde e educação dos filhos”, relatou.

A coordenadora do Cras Elizabeth Paranhos, Luciana Nascimento, destacou que ações como essa reforçam o sentimento de pertencimento e o cuidado com o bem-estar das famílias. “Os encontros reforçam a valorização da vida, o diálogo e o cuidado com o bem-estar, fortalecendo os vínculos familiares e comunitários”, afirmou.

O Paif integra a Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e é ofertado obrigatoriamente nos Cras. O serviço tem como finalidade fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir rupturas de vínculos e garantir o acesso a direitos sociais. O Cras também realiza mobilizações comunitárias, campanhas, palestras e ações integradas com outras políticas públicas, como saúde, educação e habitação. O atendimento é gratuito e feito por equipes multidisciplinares compostas por assistentes sociais, psicólogos e educadores.

As famílias interessadas podem procurar o Cras mais próximo para atendimento. Em Porto Velho, as unidades funcionam nos seguintes endereços:

Cras Elizabeth Paranhos – Rua Guanabara, nº 2611, bairro São João Bosco. Telefone: (69) 98473-4881.
Cras Betinho – Rua Vila Mariana, nº 9968, bairro Mariana. Telefone: (69) 98473-6269.
Cras Irmã Dorothy – Rua Fonte Boa, s/n, bairro Socialista. Telefone: (69) 98473-4364.
Cras Paulo Freire – Avenida Amazonas, nº 3660, bairro Agenor de Carvalho. Telefone: (69) 98473-6076.
Cras Dona Cotinha – Rua Tamarino, nº 2946, Cohab Floresta. Telefone: (69) 98473-6030.
Cras Fernando Rocha – Rua 9, s/n, Lote 22, Quadra 590, Residencial Orgulho do Madeira, bairro Jardim Santana.
Cras Pe. Teodoro Crommo – Via 01, Quadra 1, Casa 03, distrito de Jaci-Paraná. Telefones: (69) 99955-5438 e (69) 3236-6178.

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: