Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

TENTATIVA DE EXPLOSÃO
STF abre ação penal e torna réus acusados de tentativa de explosão em aeroporto de Brasília

🛠️ Acessibilidade:

Primeira Turma decide por unanimidade e estabelece placar de 4 a 0 para o recebimento da denúncia

Por Informa Rondônia - quinta-feira, 18/12/2025 - 09h20

Facebook Instagram WhatsApp X
Conteúdo compartilhado 96 vezes

Porto Velho, RO – A abertura de ação penal foi autorizada pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira (17), com a decisão unânime que tornou réus três investigados por uma tentativa de explosão registrada nos arredores do aeroporto de Brasília. O colegiado formou placar de quatro votos a zero para o recebimento da denúncia apresentada.

Com a decisão, passam à condição de réus George Washington de Oliveira Sousa, Alan Diego dos Santos Rodrigues e Wellington Macedo de Souza. A medida dá início à tramitação da ação penal no STF, após análise do material apresentado pelo Ministério Público.

De acordo com a denúncia aceita, os três vão responder por associação criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado e atentado contra a segurança do transporte aéreo. Os fatos estão relacionados à tentativa de explosão de um caminhão-tanque ocorrida no dia 24 de dezembro de 2022.

Antes do julgamento no Supremo, os acusados já haviam sido condenados pela Justiça do Distrito Federal e encontram-se presos. Em maio de 2023, o empresário George Washington recebeu pena de nove anos e quatro meses de prisão. Alan Diego foi condenado a cinco anos e quatro meses. As sentenças referem-se a crimes de explosão, causar incêndio e posse de arma de fogo sem autorização.

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: