Informa Rondônia
DOAÇÃO DE SANGUE

Deputado Ribeiro do Sinpol propõe desconto no IPVA para doadores de sangue em Rondônia

Deputado Ribeiro do Sinpol propõe desconto no IPVA para doadores de sangue em Rondônia
Pronto
0%Atalhos: Espaço (play/pausa), S (parar), ←/→ (volta/avança)
🛠️ Acessibilidade:

Indicação sugere redução progressiva do imposto conforme número de doações anuais e aguarda análise técnica do Executivo

Por Yan Simon - terça-feira, 31/03/2026 - 11h19

Informa Rondônia Compartilhe esta reportagem
0 ações
Link copiado.

Porto Velho, RO – A concessão de desconto no IPVA para contribuintes que realizam doações de sangue está entre as medidas sugeridas pelo deputado estadual Ribeiro do Sinpol, com o objetivo de incentivar a ampliação do número de doadores em Rondônia. A proposta prevê abatimento progressivo no imposto conforme a quantidade de doações realizadas ao longo do ano.

Pelo modelo apresentado, o percentual de desconto seria de 5% para quem fizer duas doações anuais, 8% para três doações e 10% para quatro ou mais registros no período. A iniciativa busca estimular a participação contínua da população e contribuir para a estabilidade dos estoques da rede pública de saúde.

O parlamentar argumenta que a medida pode fortalecer o atendimento em situações de urgência, cirurgias e tratamentos contínuos, ao ampliar a regularidade das doações. Segundo ele, o reconhecimento aos doadores também integra a proposta como forma de valorização desse público.

A indicação foi encaminhada à Casa Civil, à Secretaria de Estado de Finanças (Sefin) e à Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron). Os órgãos deverão realizar estudos técnicos para avaliar a viabilidade jurídica, financeira e operacional da implementação.

Por envolver possível renúncia de receita, a matéria foi apresentada como indicação legislativa, mecanismo utilizado para sugerir ações ao Poder Executivo. A expectativa é que os setores responsáveis analisem os impactos legais e orçamentários antes de uma eventual adoção da medida.

AUTOR: YAN SIMON (DRT 2240/RO) – LinkedIn





COMENTÁRIOS: