Pagamento contempla 87,4 mil contribuintes prioritários e inclui valores residuais de anos anteriores
Porto Velho, RO – O pagamento do lote da malha fina do Imposto de Renda referente a março será realizado nesta terça-feira (31) pela Receita Federal, contemplando 87.440 contribuintes. O montante total chega a R$ 300 milhões, destinado integralmente a pessoas com prioridade no reembolso, além de incluir restituições residuais de exercícios anteriores.
Entre os beneficiados, estão contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida ou optaram simultaneamente pelo recebimento via Pix, somando 47.817 pessoas. Também integram o grupo 25.028 contribuintes com idade entre 60 e 79 anos, além de 6.649 cuja principal fonte de renda é o magistério. Outros 4.566 têm mais de 80 anos, enquanto 3.380 apresentam deficiência física ou mental ou são portadores de doença grave.
Desde o dia 24, a consulta ao lote foi disponibilizada pela Receita Federal por meio da internet. O acesso pode ser feito na área “Meu Imposto de Renda”, seguida da opção “Consultar a Restituição”. A verificação também pode ser realizada por aplicativo oficial em dispositivos móveis.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
++++
Os valores serão depositados diretamente na conta bancária ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração. Caso o contribuinte não esteja incluído neste lote, a orientação é acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para verificar o extrato da declaração. Havendo pendências, será possível enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos pagamentos.
Situações em que o crédito não for efetivado, como em contas desativadas, resultarão na disponibilização do valor para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Nesse período, poderá ser solicitado o agendamento do crédito em outra conta de titularidade do contribuinte, por meio do Portal BB ou pelos canais telefônicos da instituição.
Após o prazo de um ano sem resgate, será necessário solicitar a restituição pelo portal e-CAC. O procedimento exige acesso ao menu “Declarações e Demonstrativos”, seguido de “Meu Imposto de Renda” e da opção para requerimento de valores não resgatados na rede bancária.
Com informações de: Agência Brasil
