Operação do 5º BPM localiza grupo armado em residência na zona leste da capital e resulta em prisões e apreensões
Porto Velho, RO – Um homem apontado como foragido do sistema penitenciário morreu após confronto com a Polícia Militar durante uma operação realizada na noite de terça-feira (28), em Porto Velho. A ação também resultou na apreensão de armas e munições, além da detenção de outros suspeitos.
A mobilização policial foi desencadeada após informações repassadas pelo Núcleo de Inteligência indicarem que integrantes foragidos do chamado Presídio 470 estariam reunidos em uma residência localizada na rua Janaína, no bairro Teixeirão. Segundo a PM, havia indícios de que o grupo estivesse armado e possivelmente articulando ações contra membros de uma facção rival, o que elevou o risco à segurança pública.
Com base nos dados levantados, uma operação foi estruturada pelo 5º Batalhão da Polícia Militar, envolvendo equipes da Força Tática e setores de inteligência. O imóvel foi cercado pelas guarnições com o objetivo de impedir a fuga dos suspeitos e realizar a abordagem.
Durante a ação, os indivíduos tentaram escapar pelos fundos da residência, pulando muros de casas vizinhas. Conforme relato policial, houve disparos de arma de fogo contra os militares, que reagiram. Um dos tiros atingiu Fernando Ferreira da Silva, conhecido como “Furunco”, na região do tórax.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
++++
O homem foi socorrido e levado ao Hospital João Paulo II, mas não resistiu aos ferimentos e teve o óbito confirmado na unidade. De acordo com a Polícia Militar, ele era considerado de alta periculosidade, possuía penas remanescentes superiores a 200 anos e estava foragido desde o dia 14 de abril de 2026.
Durante a ocorrência, um revólver calibre .38 foi apreendido com o suspeito, contendo munições deflagradas e intactas. Outros envolvidos foram detidos e, com eles, também foram encontradas munições do mesmo calibre. Em diligências no entorno do local, uma pistola calibre .380, acompanhada de carregadores e diversas munições, foi localizada.
O caso foi registrado e encaminhado às autoridades competentes. Os detidos poderão responder por crimes como organização criminosa, porte ilegal de arma de fogo, tentativa de homicídio contra agentes públicos e resistência, além de outras infrações relacionadas.
Com informações de: Polícia Militar de Rondônia
