Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

SEGURANÇA PÚBLICA
Operação Audácia XI mobiliza mais de 300 agentes e cumpre 124 mandados em quatro estados

🛠️ Acessibilidade:

Ação coordenada pelo MPRO e forças de segurança ocorre em Rondônia, Acre, Amazonas e Paraná para combater organização criminosa, recapturar foragidos e cumprir ordens judiciais.

Por Yan Simon - terça-feira, 07/07/2026 - 09h11

Porto Velho, RO – Mais de 300 agentes das forças de segurança pública participam, nesta terça-feira (7), da 11ª fase da Operação Audácia, coordenada pelo Ministério Público de Rondônia (MPRO), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO). A ofensiva ocorre simultaneamente em quatro estados e tem como foco o enfrentamento ao crime organizado, com o cumprimento de mandados judiciais e outras ações de repressão.

Ao todo, estão sendo cumpridos 89 mandados de busca e apreensão e 35 mandados de prisão nas cidades de Porto Velho, Ariquemes, Machadinho do Oeste e Rolim de Moura, em Rondônia, além de Cruzeiro do Sul (AC), Humaitá (AM) e Catanduvas (PR).

Além do cumprimento das ordens judiciais, a operação busca localizar e recapturar foragidos da Justiça, executar mandados de prisão registrados no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP) e realizar prisões em flagrante que possam ocorrer durante as diligências e patrulhamentos. Entre os crimes que podem ser constatados estão posse ou porte ilegal de arma de fogo e munições, receptação e tráfico de drogas.

As ordens judiciais foram autorizadas pela 1ª Vara de Garantias da Comarca de Porto Velho para subsidiar um Procedimento Investigatório Criminal (PIC) instaurado pelo MPRO. A investigação apura a suposta constituição ou integração de organização criminosa, conforme previsto na Lei nº 15.358/2026 (Lei Antifacção), com atuação em Rondônia e em outros estados, além de possíveis delitos identificados durante o andamento das investigações.

O nome “Audácia” foi escolhido em referência à postura atribuída a parte dos investigados, que, segundo as apurações, exibiam nas redes sociais armas de fogo, inclusive de uso restrito, grandes quantias em dinheiro, drogas e menções à facção criminosa da qual afirmavam fazer parte. Conforme o MPRO, esse comportamento demonstraria desprezo pelas consequências das publicações, desafio às forças de segurança e intenção de ampliar o domínio sobre as regiões onde atuam.

A operação reúne equipes do GAECO do MPRO e do MPAC, da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (SESDEC), da Secretaria de Estado de Justiça (SEJUS), da Polícia Militar de Rondônia (PMRO), da Polícia Civil de Rondônia (PCRO), da Polícia Penal, da Polícia Técnico-Científica (POLITEC), do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), da Polícia Federal (PF), da Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPEN), além de unidades especializadas como BOPE, BPCHOQUE, BPTAR, BPFRON, PATAMO, CORE, DERF, DECON, DHPP, GAVE, GOA/CBMRO, GEOP, GAPE, da Penitenciária Federal de Catanduvas e da Polícia Militar do Amazonas (PMAM).

Com informações de: Ministério Público de Rondônia

AUTOR: YAN SIMON (DRT 2240/RO) – LinkedIn





COMENTÁRIOS: