Sessão solene reuniu palestrantes e discutiu saúde e bem-estar feminino durante o Outubro Rosa
Porto Velho, RO – Na tarde da última quinta-feira (29), a Assembleia Legislativa de Rondônia realizou uma sessão solene dedicada ao tema da menopausa. A iniciativa, proposta pelo deputado estadual Marcelo Cruz (PRTB), teve como destaque a palestra “Menos Pausa Mais Vida”, realizada em alusão ao Outubro Rosa. O parlamentar participou acompanhado dos pais, Irmã Marineuza e o pastor e vereador Evanildo Ferreira.
O encontro reuniu mulheres de diferentes idades para discutir um processo natural do ciclo feminino — a interrupção definitiva da menstruação, que ocorre, em média, aos 50 anos, marcando o fim da fase reprodutiva e das funções regulares dos ovários. O objetivo do evento foi promover informação e diálogo sobre os aspectos físicos e emocionais que envolvem essa etapa da vida.
Durante a solenidade, Marcelo Cruz agradeceu aos organizadores e às palestrantes convidadas — a médica Natalie Faria, a jornalista Vanessa Mafra e a empresária Bruna Entorno —, destacando a relevância do tema. “Esse é um mundo novo para mim, eu faço política na cultura e no esporte, mas não direcionado totalmente para as mulheres e a drª Natalie Faria me abriu o olho após cinco minutos de conversa. Eu vi o quanto as mulheres precisam de informações”, afirmou o parlamentar, acrescentando que pretende realizar outras edições semelhantes.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
++++
A jornalista Vanessa Mafra conduziu a primeira palestra, abordando autoestima e autoconhecimento sob o tema “O que aconteceria na sua vida hoje se você parasse de se limitar e decidisse brilhar de verdade?”. Em sua fala, destacou o hábito das mulheres de se colocarem em segundo plano. “Nós mulheres temos uma tendência a sermos cuidadoras, a estarmos sempre à disposição. Mas nem sempre, quando estamos 100% disponíveis, estamos dispostas a olhar para nós mesmas. A pergunta que faço é: quem cuida do cuidador?”, pontuou.
Em seguida, a empresária e consultora de bem-estar Bruna Entorno, diretora da empresa Farmasi, apresentou o tema “O despertar da liderança feminina que transforma vidas”. Ela relatou experiências pessoais de exaustão e falta de propósito antes de compreender a importância do equilíbrio. “Eu era mulher, mãe, empresária, mas totalmente vazia. Eu era uma fazedora. Fazia, fazia e não vivia”, contou. Bruna ressaltou que priorizar o autocuidado é essencial: “Quando você se coloca em primeiro lugar, você não está sendo egoísta. Está pensando na sua família.”
Encerrando o ciclo de palestras, a médica Natalie Faria tratou diretamente da menopausa, destacando que o assunto costuma ser associado apenas a sintomas negativos, como calor excessivo, queda da libido e alterações de humor. “Como só lembramos de coisas ruins, logo nos achamos pessoas ruins. Essa fase afeta muito a nossa autoestima. Autoestima não é estética, ela também é saúde. Hormônio, menopausa não é coisa de mulher, é coisa de família e todos precisam ter conhecimento”, explicou.
O evento contou com público variado, majoritariamente feminino, e a organização informou que a palestra “Menos Pausa Mais Vida” poderá ser levada a outras comunidades interessadas, mediante contato com o gabinete do deputado Marcelo Cruz.




