Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

IMUNIZAÇÃO
Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe tem início em Porto Velho

🛠️ Acessibilidade:
Informa Rondônia

Compartilhe esta reportagem

0 ações

Escolha uma rede social ou copie o link da reportagem.

Link copiado.

Primeira fase contempla apenas os grupos prioritários determinados pelo Ministério da Saúde

Por Informa Rondônia - terça-feira, 11/11/2025 - 09h05

Porto Velho, RO – A imunização contra a gripe já começou em Porto Velho. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), deu início à Campanha Nacional de Vacinação na segunda-feira (10), em evento realizado na sede da pasta, que marcou oficialmente o início das aplicações em toda a rede municipal de saúde.

Nesta primeira etapa, a vacinação é restrita aos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. A ação tem como meta reduzir complicações, internações e óbitos provocados pelo vírus da gripe, especialmente entre pessoas com maior risco de agravamento.

Durante a cerimônia, o secretário municipal de Saúde, Jaime Gazola, enfatizou que a vacina já está atualizada com a nova cepa do vírus e reforçou o apelo para que o público-alvo procure os postos. “Essa nova vacina contra a gripe já vem com a cepa atualizada e, neste primeiro momento, é destinada apenas aos grupos prioritários. Após concluirmos a imunização desses grupos, abriremos para o público em geral. Sabemos que a influenza pode causar doenças respiratórias graves, com risco de morte, por isso pedimos que as pessoas procurem uma unidade básica de saúde, das 8h às 18h, ou a unidade instalada no shopping, que funciona das 10h às 22h”, explicou.

A coordenadora de Imunização da Semusa, Elizeth Gomes, informou que Porto Velho recebeu inicialmente 72 mil doses, destinadas ao atendimento de cerca de 150 mil pessoas que integram os grupos prioritários. “Em breve, devemos receber um novo lote para dar continuidade à campanha”, declarou.

O diretor-geral da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa), Gilvander Gregório, comentou sobre a logística estadual. “Rondônia recebeu 600 mil doses para atender os 52 municípios. Essas vacinas já foram distribuídas às regionais de saúde e agora seguem para os municípios, chegando aos postos de saúde e, finalmente, ao abraço da população”, afirmou.

Durante a abertura, profissionais da rede municipal de saúde também receberam a vacina como ato simbólico de início da campanha. Entre os primeiros imunizados esteve a enfermeira Rosinete Nogueira, que reforçou a importância da imunização. “Eu sou do grupo de risco e, pra mim, é muito importante tomar o imunizante. Ao longo dos anos, as crises gripais diminuíram bastante, por isso nunca deixo de me vacinar”, destacou.

Conforme o Ministério da Saúde, o público prioritário nesta etapa inclui:

  • Idosos a partir de 60 anos;
  • Crianças entre 6 meses e menores de 6 anos;
  • Gestantes e puérperas;
  • Profissionais de saúde;
  • Povos indígenas e quilombolas;
  • Pessoas em situação de rua;
  • Professores do ensino básico e superior;
  • Profissionais das Forças de Segurança, Salvamento e das Forças Armadas;
  • Pessoas com deficiência permanente;
  • Caminhoneiros;
  • Trabalhadores do transporte coletivo e dos Correios;
  • Trabalhadores portuários;
  • População privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adolescentes sob medidas socioeducativas;
  • Pessoas com comorbidades ou condições clínicas especiais, incluindo doenças respiratórias, cardíacas, renais ou neurológicas crônicas, diabetes, imunodeficiências, imunossupressão, transplantados e portadores de trissomias, como Síndrome de Down, Klinefelter e Warkany.

As vacinas estão disponíveis nas unidades básicas de saúde do município, conforme o horário de funcionamento de cada local.

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: