Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

OPERAÇÃO CONTENÇÃO
Governo do RJ afirma ao STF que imagens da Operação Contenção foram repassadas à PF

🛠️ Acessibilidade:

Declaração ocorre após Polícia Federal informar que ainda não havia recebido material da Polícia Militar; operação registrou mais de 120 mortes

Por Yan Simon - terça-feira, 07/04/2026 - 16h30

Compartilhe
401 compartilhamentos
Facebook Instagram WhatsApp X

Porto Velho, RO – As imagens captadas pelas câmeras corporais de policiais militares durante a Operação Contenção já foram repassadas à Polícia Federal, segundo informou o governo do estado do Rio de Janeiro ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta terça-feira (7). A manifestação foi encaminhada à Corte em meio à divergência sobre o envio do material.

A controvérsia surgiu após a Polícia Federal comunicar, no dia anterior, que ainda não havia recebido os registros da Polícia Militar. Em ofício direcionado ao ministro Alexandre de Moraes, o diretor-geral da corporação, Andrei Rodrigues, informou que a perícia já estava sendo realizada com base no conteúdo entregue pela Polícia Civil, enquanto as imagens produzidas pela PM permaneciam pendentes de envio.

O governo estadual, por sua vez, declarou que o material audiovisual foi compartilhado regularmente. Segundo a administração, o acervo da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro foi encaminhado à PF conforme informado anteriormente e com comprovação nos autos do processo.

A remessa das gravações foi determinada em março deste ano pelo ministro Alexandre de Moraes. A decisão estabeleceu que as polícias Militar e Civil deveriam encaminhar à Polícia Federal todos os registros da operação realizada em 2025.

A investigação que analisa a legalidade da Operação Contenção está inserida no processo da ADPF nº 635, conhecido como ADPF das Favelas. No âmbito dessa ação, o Supremo já fixou medidas voltadas à redução da letalidade em operações policiais realizadas em comunidades do estado do Rio de Janeiro. A operação mencionada resultou em mais de 120 mortes.

Com informações de: Agência Brasil

AUTOR: YAN SIMON (DRT 2240/RO) – LinkedIn





COMENTÁRIOS: