Informa Rondônia
SERVIÇOS GRATUITOS

Agrotec 2026 terá serviços gratuitos de saúde, justiça e cidadania em Porto Velho

Agrotec 2026 terá serviços gratuitos de saúde, justiça e cidadania em Porto Velho
Pronto
0%Atalhos: Espaço (play/pausa), S (parar), ←/→ (volta/avança)
🛠️ Acessibilidade:

Pavilhão Institucional reunirá órgãos públicos e instituições parceiras entre 26 e 30 de agosto, no Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

Por Yan Simon - segunda-feira, 10/08/2026 - 09h54

Informa Rondônia Compartilhe esta reportagem
0 ações
Link copiado.

Porto Velho, RO – Atendimentos jurídicos, serviços de saúde, atualização do Cadastro Único, emissão de documentos e ações de educação para o trânsito estarão disponíveis gratuitamente ao público durante a Agrotec 2026, em Porto Velho. As atividades serão concentradas no Pavilhão Institucional, montado para ampliar o acesso da população a diferentes serviços durante os cinco dias de programação.

Entre as instituições confirmadas está a Universidade da Amazônia (Unama), que oferecerá aferição de pressão arterial e glicemia, testes rápidos e tipagem sanguínea. A área jurídica terá participação do Tribunal de Justiça, por meio do programa Justiça Rápida, além da Defensoria Pública, do Ministério Público do Estado de Rondônia e do Ministério Público do Trabalho.

O Ministério Público Estadual disponibilizará atendimento jurídico e serviços da Ouvidoria Institucional. Já o Ministério Público do Trabalho ficará responsável por orientações jurídicas. Pela Prefeitura de Porto Velho, a Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social (Semias) realizará atualização do Cadastro Único e emissão de documentos, enquanto a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) promoverá ações de atenção básica.

Também estarão no espaço a Rede Humaniza, com atendimentos médicos, nutricionais, estéticos e de massoterapia, e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), que disponibilizará laboratório móvel para análise de água.

A programação institucional ainda contará com atividades direcionadas ao setor produtivo e à capacitação profissional. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) apresentará pesquisas, tecnologias, aplicativos e outras soluções destinadas a facilitar a rotina dos produtores rurais.

A Faculdade Santo Antônio (FSA) promoverá palestras e oficinas sobre empreendedorismo, inovação e qualificação profissional. A Rioterra realizará oficinas de bombas de sementes e kokedamas. O Instituto Federal de Rondônia (IFRO) terá um espaço de acolhimento destinado às Pessoas com Deficiência (PCDs), por meio do Projeto PCD+ Mães Atípicas. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) participará com ações educativas voltadas ao trânsito.

Segundo o diretor da Assessoria Técnica da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric) e coordenador do Pavilhão Institucional, Felix Ferreira de Souza Junior, a estrutura foi organizada para receber visitantes de diferentes faixas etárias. “Nossa proposta é reunir diversos serviços em um único ambiente”, afirmou. Segundo ele, a iniciativa busca facilitar o acesso da população aos atendimentos durante a feira.

O diretor do Departamento de Desenvolvimento Rural e Técnicas Agrícolas da Semagric e coordenador da Agrotec 2026, Herlan Alves Lopes, afirmou que a participação conjunta das instituições aumenta a abrangência da programação. De acordo com o coordenador, a parceria permite oferecer conhecimento, orientação e atendimento aos visitantes.

O secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Douglas Bener, também destacou que a proposta do evento não ficará restrita à apresentação de máquinas e tecnologias. Segundo ele, a intenção é aproximar os serviços públicos da população e desenvolver uma programação capaz de atender toda a família.

Para o prefeito Léo Moraes, a realização da feira também permite integrar serviços direcionados aos moradores com ações voltadas ao fortalecimento do setor produtivo. “A Agrotec é uma feira que reúne conhecimento, inovação, produção e, principalmente, oportunidades para a população”, declarou. Ele acrescentou que a proposta é permitir que as famílias conheçam novas tecnologias e encontrem diferentes atendimentos concentrados no mesmo local.

Promovida pela Semagric, a 2ª Feira Tecnológica de Agroindústria e Agricultura Familiar (Agrotec 2026) será realizada entre os dias 26 e 30 de agosto, das 14h às 21h, no Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM), em Porto Velho. Além do Pavilhão Institucional, a programação terá exposições, palestras e apresentação de tecnologias relacionadas à agricultura familiar e à agroindústria.

Com informações de: Prefeitura de Porto Velho

AUTOR: YAN SIMON (DRT 2240/RO)





COMENTÁRIOS: