Informa Rondônia
ELEIÇÕES 2026

Samuel Costa soma quatro votos no TSE contra recurso do PSB Nacional e forma maioria no julgamento

Samuel Costa soma quatro votos no TSE contra recurso do PSB Nacional e forma maioria no julgamento
Pronto
0%Atalhos: Espaço (play/pausa), S (parar), ←/→ (volta/avança)
🛠️ Acessibilidade:

Placar parcial está em 4 a 0 pelo não provimento do recurso; André Mendonça, Estela Aranha e Nunes Marques ainda não votaram

Por Yan Simon - segunda-feira, 28/09/2026 - 15h05

Informa Rondônia Compartilhe esta reportagem
0 ações
Link copiado.

Porto Velho, RO – Samuel Costa, candidato do PSB ao Governo de Rondônia, alcançou nesta segunda-feira (28) quatro votos favoráveis à manutenção da decisão contestada pela direção nacional do partido no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Como o colegiado tem sete integrantes mencionados no julgamento, o resultado parcial forma maioria, embora a votação ainda não tenha sido encerrada.

Até o momento, votaram pelo não provimento do recurso o relator, ministro Ricardo Villas Bôas Cueva, e os ministros Floriano de Azevedo Marques, Dias Toffoli e Sebastião Reis. Ainda faltam as manifestações de André Mendonça, Estela Aranha e Nunes Marques.

O placar parcial é de 4 a 0 pela manutenção da decisão favorável à candidatura de Samuel Costa e de seu vice, Sargento Machado.

O recurso foi apresentado pela direção nacional do Partido Socialista Brasileiro contra a candidatura construída pela legenda em Rondônia. Antes de chegar ao TSE, a chapa havia obtido decisão favorável por 7 votos a 0 no Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia.

A disputa envolve a direção nacional do PSB e a candidatura definida no estado. Samuel Costa decidiu manter seu nome na eleição e levar o conflito partidário à Justiça Eleitoral.

O candidato afirma que recusou propostas de negociação política durante o impasse e relaciona sua posição ao direito de escolha dos eleitores.

“Eu não aceitei chantagem, promessa de cargos ou qualquer tipo de negociação política. Não vou negociar o direito dos rondonienses de escolherem seu candidato e seu governador”, afirmou.

Ao longo do processo, a defesa de Samuel sustentou a validade dos atos da convenção estadual que lançou a chapa formada por ele para governador e Sargento Machado para vice-governador.

Costa também afirma que a controvérsia deve ser resolvida pelas instituições e sustenta que sua candidatura decorre da decisão tomada na convenção partidária realizada em Rondônia.

Com quatro votos já registrados pelo não provimento do recurso, o julgamento prossegue no TSE à espera das três manifestações restantes.

Enquanto a votação não é concluída, Samuel Costa segue em campanha ao Governo de Rondônia pelo PSB, número 40, ao lado de Sargento Machado.

AUTOR: YAN SIMON (DRT 2240/RO)





COMENTÁRIOS: