Informa Rondônia
SERVIÇOS CONSULARES

EUA e Austrália suspendem serviços consulares no Brasil por questões de segurança

EUA e Austrália suspendem serviços consulares no Brasil por questões de segurança
Pronto
0%Atalhos: Espaço (play/pausa), S (parar), ←/→ (volta/avança)
🛠️ Acessibilidade:

Medida atinge representações diplomáticas em diferentes cidades; governo australiano elevou cautela para viajantes e mencionou risco de terrorismo às vésperas do primeiro turno

Por Yan Simon - sexta-feira, 02/10/2026 - 15h02

Informa Rondônia Compartilhe esta reportagem
0 ações
Link copiado.

Porto Velho, RO – Cidadãos norte-americanos que precisarem de atendimento emergencial no Brasil deverão recorrer aos canais de plantão disponibilizados pela representação diplomática dos Estados Unidos. A orientação foi divulgada após a decisão de interromper, a partir desta sexta-feira (2), os serviços consulares presenciais mantidos no país.

A suspensão alcança os postos norte-americanos em Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Segundo comunicado da representação dos Estados Unidos, a medida foi adotada em razão de preocupações relacionadas à segurança, sem que tenham sido detalhadas eventuais ameaças específicas.

No aviso aos cidadãos dos EUA, a orientação é para que pessoas que necessitem de assistência emergencial durante o período de suspensão não procurem diretamente a Embaixada, os consulados ou outras instalações diplomáticas norte-americanas. O atendimento deverá ser solicitado pelos contatos de emergência disponibilizados pela missão diplomática.

A Austrália adotou medida semelhante e também interrompeu atividades consulares presenciais no Brasil. Ao divulgar a orientação, o governo australiano citou a decisão norte-americana e chamou a atenção de seus cidadãos para riscos de segurança em locais públicos.

O alerta australiano recomenda atenção principalmente em áreas turísticas, pontos frequentados por estrangeiros e espaços onde possa ocorrer concentração de pessoas. A representação afirmou que ataques terroristas constituem uma “ameaça mundial” e orientou viajantes a permanecerem atentos a possíveis riscos.

Dentro do sistema australiano de recomendações para viagens, o Brasil foi colocado no nível 2. Essa classificação determina que os cidadãos do país devem “exercer um alto grau de cautela”. A escala adotada pelo governo da Austrália possui quatro níveis.

As decisões foram anunciadas às vésperas do primeiro turno das eleições gerais brasileiras, marcado para domingo (4). O cenário eleitoral também tem sido acompanhado por órgãos brasileiros diante de discussões sobre possíveis tentativas de influência externa no processo político do país.

Em setembro, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) apontou riscos relacionados à possibilidade de interferência dos Estados Unidos nas eleições brasileiras. Nesta semana, o presidente norte-americano Donald Trump também declarou que acompanha de perto o processo eleitoral no Brasil, sem manifestar apoio a candidato na ocasião.

Estados Unidos e Austrália possuem ainda uma relação de cooperação na área de inteligência por meio do grupo conhecido como Five Eyes, ou Cinco Olhos. A aliança também reúne Nova Zelândia, Reino Unido e Canadá.

A parceria começou a ser estruturada no período posterior à Segunda Guerra Mundial e prevê intercâmbio e cooperação entre os países integrantes em áreas ligadas à inteligência, defesa e segurança.

Até a divulgação dos comunicados, Estados Unidos e Austrália não haviam apresentado informações detalhadas sobre uma ameaça específica que tivesse motivado a suspensão dos atendimentos consulares no território brasileiro.

Com informações de: Agência Brasil

AUTOR: YAN SIMON (DRT 2240/RO)





COMENTÁRIOS: